terça-feira, 14 de julho de 2009

Como ser professor no contexto atual ?? Eis a questão


A educação, como processo de ensino e aprendizagem, é uma realidade que está em constantes transformações e evoluções. Pensar e repensar a prática pedagógica, torna-se imprescindível diante de tal situação, deve se tornar motivo constante de debates e de aprimoramento permanente de seus profissionais.
Apropriar-se dos estudos realizados por pensadores da área da educação, pode nos auxiliar com sucesso na formação do profissional que queremos ser, nas nossas práticas e condutas pedagógicas. Desta forma destaco algumas idéias que a meu ver são extremamente necessárias aos profissionais da educação, conscientes de seu papel de formadores de cidadões críticos e participativos, inseridos em um mundo em constantes transformações. Vamos lá...
1-Jean Piaget destaca em suas idéias que o conhecimento é construído pelo aluno e não transmitido pelo professor, como ocorre na visão tradicional de ensino. Cabe, pois, ao professor oferecer aos alunos atividades onde os mesmos possam agir, construindo e reconstruindo conceitos e hipóteses, assimilando, acomodando e equilibrando as aprendizagens adquiridas a cerca do mundo que os cercam. O professor precisa elaborar atividades onde ocorram ações sobre os objetos de conhecimento/aprendizagem, não esquecendo, porém de observar o nível de desenvolvimento dos educandos, proporcionando conteúdos pedagógicos proporcionais as suas capacidades cognitivas e lhes oferecendo o suporte e os estímulos necessários para o desenvolvimento de suas capacidades.
2- Para Lev Vygotsky o aprendizado é essencial para o desenvolvimento do ser humano e se dá principalmente através da interação social. Em seus estudos atribuiu ao professor um papel de grande importância, o de impulsionador do desenvolvimento e da aprendizagem. Contudo pensar que impulsionar o desenvolvimento seja descarregar sobre os alunos uma gama de conhecimentos enciclopédicos é um equivoco, a aprendizagem só ocorrerá quando as informações fizerem sentido na vida do educando. Para o estudioso cabe ao professor oferecer aos alunos formas de pensamento, considerando, porém as condições que os mesmos apresentam para assimilá-las.
3-Edgar Morin aborda e critica em seus estudos a tendência de transmitir conhecimentos abstratos em um ensino fragmentado, bem como a perda das noções de multiplicidade e diversidade causadas pela redução dos saberes tradicionais. Para o autor a compartimentação do conhecimento é um dos responsáveis pelo não desenvolvimento pleno do educando, defendendo dessa forma a incorporação dos problemas cotidianos ao currículo e a interligação dos saberes.
4- Paulo Freire afirma que é necessário por fim a educação bancária onde o professor deposita em seus alunos os conhecimentos que possui, o professor precisa sim possibilitar a criação e a construção de conhecimentos, ensinar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. Um dos pensamentos mais difundidos do autor é o de que ninguém ensina nada para ninguém e as pessoas não aprendem sozinhas.
Embasar nossa prática pedagógica nas idéias acima destacadas é essencial, a meu ver, para assegurar a garantia do processo de ensino e aprendizagem.É incontestável que por trás do trabalho desenvolvido pelos professores estão os reflexos dos estudos e dos pensamentos realizados no decorrer dos séculos, afinal antes mesmo de existirem escolas a educação já era assunto de reflexão.
A escola é um espaço de convivência social, onde vários sujeitos estão inseridos, e, portanto está em constante movimento. São diferentes culturas, diversas idades e crenças, diferentes classes sociais e étnicas, histórias e bagagens de vida de intensidades diversas, convivendo em um ambiente único. É necessário acolher e trabalhar com esse grupo de sujeitos heterogêneo, de forma a possibilitar um caminho onde as diferenças se tornem igualdades na busca de oportunidades de alcance e apropriação do saber universal, sem, contudo, ignorar o conhecimento prévio dos participantes do processo. Acredito que aqui se encontre a chave para a compreensão do ser professor no contexto atual!

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