segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ser professor no contexto atual...refletindo a partir de filmes

Pensar no Ser professor no contexto atual a partir das seções de cinema que participamos, foi à tarefa proposta pela disciplina Seminário Integrador, dentre as sugestões de filmes, assisti Nascidos em Bordéis (2004), O Sorriso de Monalisa (2003) e Leões e Cordeiros (2007). Além de um recurso didático positivo, os filmes foram prazerosos, “cutucaram” algumas de nossas práticas pedagógicas e sugeriram possibilidades de trabalho.

Acredito que os três filmes em sua essência possibilitem interessantes reflexões sobre as sementes produzidas, lançadas e cultivadas por nós professores. Refletir sobre o ser professor no contexto atual é um importante e necessário procedimento, acredito que só dessa forma as inúmeras dificuldades e problemas enfrentados dentro do ambiente escolar serão resolvidos ou, melhor amenizados. Não dá para cruzar os braços diante da realidade que encontramos em nossas escolas. Os leões estão rugindo e os cordeiros balindo... e não é apenas com o sorriso da Monalisa que seus anseios serão acalmados, “Não é no silêncio que os seres humanos se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (Freire, 1980)

Professores são semeadores. Lançam sementes diariamente nos mais diversos terrenos, férteis ou não. Uns as receberão e logo produziram frutos... outros precisarão de mais tempo, de maior cuidado... e algumas sementes se perderão pelo caminho e só o tempo poderá dizer que futuro terão. Mas o mais importante não é o terreno, mas sim o tipo de semente que está sendo lançada, que tipo de frutos se querem produzir e de que forma essas sementes são cultivadas. E “Só a esperança no futuro pode sustentar-nos nas adversidades que encontramos inevitavelmente.” (Bruno Bettelheim,2003)


Nenhum comentário:

Postar um comentário