segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Escola com alma

RESENHA DO LIVRO- A ESCOLA COM ALMA

Jorge Fritscher

O livro “A Escola com Alma, de Jorge Fritscher , com apenas 79 páginas praticamente não apresenta nada de novidade. O mérito está na sistematização dada aos temas que quer destacar e o jeito que escreve sobre as coisas simples do dia-a-dia da escola, quando quer ressaltar que precisamos ter finalidades definidas para alcançar o sucesso.

O autor , certamente, propõe-se a alertar os professores sobre a necessidade de proporcionar ao aluno uma alma de vencedor, não para vencer pessoas mas para ultrapassar obstáculos e desafios, daí o título do livro.

Enfatiza o grande poder do professor junto à classe: ser capaz de construir nos alunos crenças fortes e desafiadoras, acompanhando-os a estabelecer metas, ultrapassando dificuldades e reforçando capacidades.

O livro apresenta uma organização peculiar: é formado por um pensamento que antecipa um pequeno texto , assim, sucessivamente, até o final.

Na primeira parte trata da flexibilidade necessária para as mudanças ao longo do tempo. Em seguida, sugere a criação de mapas mentais que auxiliam no direcionamento do trabalho docente. Acredita que todos têm talento e recursos naturais capazes de auxiliá-los no comprometimento com a educação.

Atribui um grande espaço à motivação, apresentando suas dificuldades, como ela funciona, os ângulos da direção, esclarecendo com detalhes e apresentando os efeitos de ambos os tipos , com suas vantagens, desvantagens, exageros e moderações.

Faz um relato claro de como diretores, supervisores, orientadores e professores podem colocar em prática a direção de motivação e como estimular os alunos à motivação por aproximação . Nessa parte, apresenta uma gama de experiências bem sucedidas principalmente com professores e que podem ser utilizadas por nós.

Apresenta uma série de exercícios ilustrativos que podem ajudar na dinamização da Escola, todos entremeados com histórias sugeridas por escritores famosos. Nelas destaca a diferença entre trabalho e missão, levando o leitor, paulatinamente, a valorizar seu papel.

É enfático ao tratar das metas, conduzindo com clareza, ao foco que quer chegar.

Atribui um destaque especial ao problema das frases negativas. Explica o impacto na autoconfiança que elas causam às pessoas que fazem delas uma prática constante na vida. Não deixa de ser um grande alerta para edificarmos nosso dia de trabalho em cima de realizações desejadas, focalizando as coisas positivas que pretendemos que aconteçam. Acredita que somos aquilo que pensamos.

Incentiva as pessoas a fugirem das generalizações excessivas que só atrapalham o seu interior. Nesse foco, ilumina o professor a criar imagens interiores que possam causar impactos positivos sobre suas emoções e, assim, com seu exemplo arrastar os que com ele convivem.

O livro encerra com uma reflexão sobre a auto-estima , com exemplos atuais e formas de desenvolvê-la como argumento essencial para o bem estar e para o sucesso nos empreendimentos.Em contrapartida, apresenta os prejuízos causados às pessoas com baixa auto-estima, capazes de bloquear a aprendizagem e menosprezar a capacidade individual.Acreditamos que a leitura dessa obra seja capaz de desestabilizar o professor, agente significativo da transformação da sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário